URUGUAIANA JN PREVISÃO
Cultura Gaúcha

Iniciativa quer fazer da Califórnia da Canção Nativa Patrimônio Cultural Mundial

O músico Francisco Alves foi à Câmara pedir apoio dos vereadores

Uma iniciativa criada pelo músico e jornalista, Francisco Alves, quer que a Califórnia da Canção Nativa seja reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO. Alves falou sobre o projeto na manhã desta quinta-feira, 11/11, na Tribuna Livre da Câmara de Uruguaiana e pediu aos vereadores apoio e divulgação para o projeto.

O músico, originário de Itaqui, ressaltou a importância e influência da Califórnia para a cultura gaúcha. Alves, que participa do evento desde sua primeira edição, em 1971, afirmou que a Califórnia transformou a música gaúcha ao revelar artistas como César Passarinho, Mário Barbará e Silvio Genro.

Seu projeto foi influenciado por uma amiga argentina que iniciou, em 2016, um dossiê para o reconhecimento do estilo musical tradicional de Corrientes, o Chamamé, como Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade e teve seu pedido reconhecido. O músico gaúcho lamentou a falta de apoio e de investimento na Califórnia e disse que o histórico do evento é suficiente para ser aprovado pela UNESCO.

Além das honras, Alves argumenta que o dinheiro que é recebido quando há o reconhecimento como Patrimônio Cultural contribuiria não só para a Califórnia, mas para todo o município. Cabe aos países enviarem bens culturais para serem inscritos na Lista de Patrimônio Mundial, após isso eles são analisados e, se reconhecidos, divulgados pelo Comitê do Patrimônio Mundial.

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181