URUGUAIANA JN PREVISÃO
em São Paulo

Grupo de dança da Cia Dalan Maxádo vence Grand Prix

Próximo passo do grupo uruguaianense é representar o Brasil no campeonato mundial em 2022, na Alemanha.

Foto: Divulgação

Na noite desta terça-feira, 7/9, o grupo de dança da Cia Dalan Maxádo, de Uruguaiana, venceu o Grand Prix Passo de Arte, campeonato nacional de dança que foi realizado em Indaiatuba (SP), na categoria Conjunto de Jazz Avançado.

Em 2019, os uruguaianenses participaram do festival estadual Santo Angel em Dança (Saed), no qual ficaram em primeiro lugar na sua categoria e ganharam o prêmio de melhor coreografia do festival. Este prêmio credenciou o grupo a participar da etapa nacional do Grand Prix.

Representando a região Sul, a Cia Dalan Maxádo disputou o prêmio com mais três grupos que representavam as regiões nordeste, sudeste e centro-oeste. O grupo realizou a coreografia "O Sangue é a Alma" e com uma apresentação perfeita, e por meio de um empate, os gaúchos levantaram o caneco de primeiro lugar, conquistando uma indicação para Noite de Gala, onde todos os grupos que ficaram em primeiro lugar em suas categorias se apresentam novamente e concorrem ao prêmio de melhor grupo do festival.

Segundo o diretor da Cia e coreografo do grupo, Dalan Maxádo, os bailarinos ainda estão em estase com o resultado, "a gente ainda tá tentando acreditar. O evento foi de um nível muito elevado, só bailarinos profissionais, os melhores do país, então conseguir tirar primeiro lugar na nossa categoria foi algo incrível." diz.

Sabendo da capacidade do grupo, ele conta que a expectativa sempre foi a melhor possível, "não vou dizer que a gente não esperava, porque a gente esperava sim. Nós trabalhamos para isso, eu todo tempo acreditava nesse resultado".

Agora o próximo passo do grupo é representar o Brasil no campeonato mundial em 2022, na Alemanha. Dalan conta que o grupo voltará para Uruguaiana neste final de semana e na segunda-feira, 13/9, já terão uma reunião com os bailarinos e equipe. "Estamos a cinco meses do mundial, o Grand Prix na Alemanha, então a gente tem cinco meses de trabalho muito intenso, tanto na questão de preparação técnica e física, como na questão de apoio financeiro, porque será uma viagem com custo muito alto, e vamos precisar de apoio e muito trabalho" finaliza, o coreografo.

Grand Prix

O Grand Prix é o maior campeonato mundial de dança do mundo. A disputa acontece por etapas, primeiro é realizada a etapa regional, onde grupos da mesma região disputam entre si - fase em que o grupo venceu em 2019.

Logo após, acontece a etapa nacional, onde os vencedores de cada região disputam uma vaga para o mundial, na Alemanha - a etapa que a Cia Dalan Maxádo venceu nesta terça.

O evento nacional aconteceu em São Paulo e teve início dia 2 de setembro com duração de uma semana. O campeonato reune 150 companhias de dança de todo Brasil e mais de 500 bailarinos. Nunca antes um grupo gaúcho havia conseguido chegar a etapa nacional, o grupo uruguaianense foi pioneiro do estado.

Cia Dalan Maxádo

Dalan Maxádo, é diretor e professor de Jazz Dance da escola de dança uruguaianense. Dalan tem grupos de dança e cria coreografias há mais de 15 anos. A Cia existe desde 2015, mas foi em 2019 que assumiu o título de escola de dança, com sede própria. A Cia Dalan Maxádo atua como escola há dois anos e como companhia há seis anos.

A escola tem o grupo próprio de competições, são bailarinos que fazem no mínimo 3 aulas por semana: jazz, balé clássico, preparação física, entre outros. O grupo passa a semana inteira se preparando para competições e os dançarinos estavam se preparando para este campeonato desde 2019.

A última vez que um grupo de dança do Brasil participou do mundial Grand Prix foi em 2013, agora em 2022 o Brasil terá novamente um grupo representante do país, e serão os uruguaianenses da Cia Dalan Maxádo.


Imagens

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181