URUGUAIANA JN PREVISÃO
fomento à cultura

França e Alemanha oferecem cursos, bolsas e residências em plataforma digital

Foto: Divulgação

Um ambiente digital que reúne iniciativas francesas e alemãs de apoio à arte e à cultura foi lançado pelo Consulado Geral da França e o Goethe-Institut. A Plataforma de Busca de Incentivos Culturais consiste em uma ferramenta de pesquisa de cursos, bolsas, residências e incentivos nos dois países europeus. O foco da iniciativa são artistas, estudiosos e produtores, que terão fácil acesso aos editais abertos.

O lançamento marca os dois anos da assinatura do Tratado de Aix-La-Chapelle, documento que reforça a amizade e a cooperação entre as duas nações. O tratado prevê, entre outras prioridades, a criação de quatro institutos culturais integrados franco-alemães no mundo, sendo o maior deles no Rio de Janeiro. Os demais ficam nas cidades de Palermo, na Itália; Erbil, no Iraque; e Bishkek, no Quirguistão.

No portal, as oportunidades estão divididas por país de origem, França ou Alemanha; por área (artes cênicas, artes visuais, audiovisual, design, editorial, gestão e mediação, moda, mundo digital, museus e patrimônio, urbanismo e arquitetura, música e multidisciplinar); e por tipo de apoio (bolsa, comercialização, cooperação, fomento, formação, prêmio ou residência).

Christian Strube, coordenador do projeto de integração franco-alemã do Goethe-Institut Rio de Janeiro, explica que os objetivos da nova plataforma são contribuir para a democratização da informação sobre as oportunidades existentes e trazer novas perspectivas para os profissionais brasileiros. "Há vários editais que operam com muita antecedência. Então, os proponentes precisam de tempo para buscar ajuda, preparar currículo em outros idiomas e organizar diversos documentos", diz.

Outras informações podem ser encontradas na própria página da Plataforma de Busca de Incentivos Culturais (www.apoio.art).


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181