URUGUAIANA JN PREVISÃO
Semana dos Museus

Prefeitura disponibiliza tour virtual em museus do município

Foto: Reprodução

É celebrada de 18 a 22 de maio, a Semana dos Museus. Devido a pandemia de coronavírus, os locais estão fechados para visitação, e as instituições têm apostado em programações on-line. Em 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus, data cujo objetivo é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, seja de arte moderna, clássica, contemporânea, entre outras.

Em Uruguaiana, a Prefeitura disponibilizou no dia 18, em suas redes sociais, imagens do vice-prefeito Antônio Brasil Carús, fazendo um tour no Centro Cultural Dr. Pedro Marini, onde ele conta fatos históricos sobre as peças que compõem o acervo.

Fazem parte do Centro Cultural, o Museu Histórico Zequinha Guimarães e o Museu Crioulo Júlio Machado da Silva. Além disso, o Museu do Rio Uruguai e o Museu Histórico Raul Vurlod Pont, também não estão aceitando visitas neste período.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo da divulgação das imagens é "uma tentativa de homenagem a toda riquíssima história que estes prédios abrigam".

Museus do Brasil

De acordo com a Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009, que instituiu o Estatuto de Museus, "Consideram-se museus, para os efeitos desta Lei, as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento".


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181