URUGUAIANA JN PREVISÃO
Rubens Montardo Junior

Perdas

Com pesar registro o falecimento do cantor, compositor, músico e artista plástico, Bebeto Alves, ocorrido em Porto Alegre, na última segunda-feira, dia 07/11. Uruguaianense, nascido em 4 de novembro de 1954, Luís Alberto Nunes Alves foi um artista completo e trouxe novos e definitivos ares na música gaúcha, consolidando uma trajetória ímpar pelos palcos do mundo. Participou, em 1978, do icônico Paralelo 30, um disco histórico no RS. Misturou MPG, milonga, tango, bolero, rock, nativismo e tantos outros sons e ritmos em sua música. Tinha uma forma ímpar de cantar e musicar suas canções. Alegre, bem humorado e sempre ouvindo muito e prestando atenção em tudo, Bebeto era afável, educado e gentil no trato pessoal. Em 1970, foi para Porto Alegre, onde com Ricardo Frota e Ronald Frota montou o grupo Utopia. Seu primeiro disco solo, Bebeto Alves, é de 1981. Depois, veio Notícia Urgente. Bebeto teve participação na vida pública, onde exerceu os cargos de diretor do Instituto Estadual de Música (IEM) da Secretaria Estadual da Cultura/RS (2000-2002); de Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Uruguaiana (2003-2004); e coordenador de música da Secretaria de Cultura de São Leopoldo (2009-2010). Também, foi presidente da Cooperativa Mista de Músicos de Porto Alegre por dois anos, de 1988 a 1990. Deixa a esposa Simone Schlindwein, e três filhas Kim Bins, Luna Lisboa Alves e Mel Lisboa, além de quatro netos. Lamento a partida de mais um querido amigo! Luz e Paz, Bebeto! Ave!

Gal

Na quarta-feira, dia 09/11, faleceu em São Paulo, aos 77 anos de idade, a cantora Gal Costa, uma das vozes mais expressivas do cenário musical brasileiro. Com Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil, Gal formou o famoso quarteto: Os Doces Bárbaros. Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em Salvador, na Bahia, em 26 de setembro de 1945. Uma das grandes cantoras brasileiras e dotada de um timbre inigualável e inconfundível!

Boldrin

Também, em São Paulo, no dia 09/11, faleceu aos 86 anos de idade, o cantor, ator, compositor, pesquisador e apresentador de televisão, Rolando Boldrin, um dos maiores divulgadores da cultura brasileira, especialmente da música. Boldrin nasceu na cidade paulista de São Joaquim da Barra, em 22 de outubro de 1936. Atualmente, apresentava o programa Sr. Brasil na TV Cultura paulista. RIP!

Premiado

Na quarta-feira, dia 09/11, em Brasília, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou a concessão de um prêmio ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por sua atuação durante as eleições de 2022, com transparência, retidão e lisura. O deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) foi o autor da proposta, e destacou o exemplar trabalho da Justiça Eleitoral como garantidora do Estado Democrático de Direito.

Relatório

O Ministério da Defesa enviou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no final da tarde de quarta-feira (9/11) o relatório técnico de fiscalização do sistema eletrônico de votação realizado pelas Forças Armadas. No documento, os militares afirmam que foi possível concluir que os dados de totalização dos votos das eleições deste ano estão corretos. Em nenhum momento, o documento entregue à Justiça Eleitoral citou indício de fraude no processo eleitoral. "Conclui-se que a verificação da correção da contabilização dos votos, por meio da comparação dos Boletins de Urnas (BUs) impressos com dados disponibilizados pelo TSE, ocorreu sem apresentar inconformidade", diz o relatório. O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, divulgou uma nota sobre a fiscalização feita pelos militares. "O relatório final do Ministério da Defesa que, assim como todas as demais entidades fiscalizadoras, não apontou a existência de nenhuma fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022."

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181