URUGUAIANA JN PREVISÃO
Rubens Montardo Junior

Bolsonaro em Uruguaiana

Após seu discurso na Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, o presidente Jair Bolsonaro deverá visitar Uruguaiana para receber, com louvor e muita fake news, o merecido troféu Candinho Bicharedo. Também, deverá ser destaque na cidade gaúcha de Nova Bréscia.

Vacinação

Após meses de vacinação no Brasil podemos constatar os resultados positivos, com a diminuição no número de óbitos, de internações hospitalares e de transmissibilidade do vírus. Com o aumento na produção de vacinas conseguiremos vencer esta "guerra" que já vitimou quase 600 mil brasileiros.  

Calçadas
Vereador Egídio Carvalho apresentou projeto de indicação ao prefeito Ronnie Mello, sugerindo que o Executivo Municipal estude a possibilidade de conceder um desconto no IPTU, para todos os proprietários de imóveis no perímetro urbano que construírem sua calçada no passeio público em frente a sua residência e/ou prédio comercial. Destaca o parlamentar a importância de revitalizarmos e colocarmos nossas calçadas em boas condições de trafegabilidade. Esta é uma queixa constante de inúmeros munícipes, principalmente pessoas idosas.

Bastidores
Mesmo de forma tímida, já iniciaram os movimentos de bastidores visando o pleito de 2022 e já mirando nas possibilidades para 2024. Afinal, como diria aquele personagem do saudoso José Wilker: "O tempo "ruge" e a Sapucaí é grande".

Primavera
As ruas da cidade ganham um bonito tom na primavera com o florir dos ipês e patas-de-vaca. Lembro dos idos de 1977, no Colégio Dom Hermeto, quando a professora Yolanda Soares Azambuja já nos despertava para a preservação ambiental e o cuidado com a ecologia. "Plante uma árvore, ajude esta Nação, a árvore plantada será a solução". Educar é um ato eterno, e a professora Yolanda, que completou 86 anos no último dia 21/09, é prova disso! Saúde, Mestra!

Guardiões

Os ministros Luiz Fux, Luis Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) têm se notabilizado em defesa da democracia, do estado democrático de direito e da Constituição.

Investigado
Ninguém toca mais no assunto na imprensa gaúcha. O deputado estadual Ruy Irigaray (PSL), foi acusado de usar funcionários do seu gabinete para reformar uma casa da família e realizar trabalhos domésticos, além de ter criado um "gabinete do ódio" e de praticar "rachadinhas". Este caso estaria sendo investigado pela Assembleia Legislativa (Comissão de Ética) e pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS).

Adolescentes
Dia 21/09, o ministro do STF, Ricardo Lewandowski, afirmou que estados e municípios têm competência para decidir sobre a vacinação de adolescentes maiores de 12 anos contra a covid-19. O ministro atendeu ao pedido de liminar para retomada da imunização após a decisão do Ministério da Saúde de recomendar a suspensão da aplicação para essa faixa etária. Lewandowski entendeu que a decisão da pasta não tem amparo em evidências acadêmicas e critérios estabelecidos por organizações e entidades internacionais e nacionais. O único imunizante autorizado para aplicação em adolescentes é o da Pfizer. "A aprovação do uso da vacina Comirnaty do fabricante Pfizer/Wyeth em adolescentes entre 12 e 18 anos, tenham eles comorbidades ou não, pela Anvisa e por agências congêneres da União Europeia, dos Estados Unidos, do Reino Unido, do Canadá e da Austrália, aliada às manifestações de respeitadas organizações da área médica, levam a crer que o Ministério da Saúde tomou uma decisão intempestiva e, aparentemente, equivocada, a qual, acaso mantida, pode promover indesejáveis retrocessos no combate à covid-19", concluiu.

Denúncia
Em São Paulo, médico que denunciou "kit covid" afirma ter sido ameaçado  pelo diretor-executivo da empresa Prevent Sênior, Pedro Benedito Batista Junior. Segundo um dossiê assinado por 15 médicos, profissionais eram coagidos a prescrever remédios como hidroxicloroquina sem consentimento de parentes dos pacientes e eram obrigados a trabalhar mesmo quando infectados com o coronavírus. Além disso, o documento afirma que a Prevent teria omitido sete mortes durante um estudo clínico sobre a eficácia dos remédios.

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181