URUGUAIANA JN PREVISÃO
Rubens Montardo Junior

Belchior em Uruguaiana

Há exatos dez anos, no dia 18 de novembro de 2011, uma sexta-feira, o músico e compositor Belchior transitava por Uruguaiana, acompanhado da mulher, Edna Assunção, almoçou no Restaurante da Praça, visitou os prédios que sediam a Biblioteca Pública, o Centro Cultural e a Prefeitura. Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes nasceu em 26 de outubro de 1946, em Sobral, no Ceará. Cresceu em meio a uma família de músicos e poetas. Em 1962 mudou-se para Fortaleza, onde estudou Ciências Humanas e iniciou Medicina, mas abandonou a faculdade no 4.º ano. Em 1971 foi para o Rio de Janeiro, abraçando de vez a carreira artística. Entre 1974 e 1980, Belchior lançou discos memoráveis, como "Alucinação" (1976), "Coração Selvagem" (1977), "Todos os Sentidos" (1978), "Era uma Vez um Homem e Seu Tempo" (1979) e "Objeto Direto" (1980). No final de 2006 o cantor parou de agendar shows e aos poucos foi se despojando de todos os bens materiais e obrigações e se afastou da vida pública. Em 2009 Belchior desapareceu. Foi encontrado no Uruguai. Depois, sumiu novamente. Junto com a produtora cultural Edna Assunção perambulou por várias cidades do Rio Grande do Sul. Faleceu, de aneurisma na aorta, em Santa Cruz do Sul (RS), no dia 30 de abril de 2017, na casa onde viveu seus últimos quatros, residência que fora emprestada por um fã. Belchior é apontado como um dos grandes letristas da MPB.

Largada
Uruguaiana já especula nomes para o pleito de 2022. Para deputado estadual, teríamos o médico e atual vice-prefeito, José Fernando Tarragó (Republicanos). Já para deputação federal, o médico e vereador José Carlos Barbosa Zaccaro, pelo Progressistas (PP), sigla pela qual, o deputado estadual Frederico Antunes deverá buscar sua reeleição ao parlamento gaúcho. Certamente outros partidos devem estar preparando suas pré-candidaturas.

Hipocrisia
A China despeja metano e os Estados Unidos uma boa quantidade de carbono, mas gostam de criticar o Brasil pela falta de uma política ambiental, de respeito e preservação ao ecossistema. Ainda, China e Índia não abrem mão do uso do carvão, que é altamente poluente.

Piratini
A política e a capacidade de angariar votos sempre são frutos de um momento. Outrora apontado como pré-candidato ao Palácio Piratini, pelo PDT, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, com a recente campanha do "imortal" no campeonato brasileiro, viu afundarem suas pretensões eleitorais.

Representante
No próximo pleito, poderemos ter dois representantes do bolsonarismo na briga pelo cargo de Governador do Rio Grande do Sul. O deputado federal e atual ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni; e o senador Luís Carlos Heinze.

Pandemia
Nesta semana, a Áustria, pelo aumento no número de internações, mortes e infectados, decretou lockdown. Na Alemanha e na Hungria também houve aumento de pessoas contaminadas. Na Europa, em alguns países, é baixo o número de pessoas que tomaram as vacinas.

Jornalista
A jornalista Ana Amélia Lemos deseja disputar a vaga de Senador em 2022. PP, PSD, PSDB, União Brasil e Republicanos gostariam de contar com Ana Amélia em suas fileiras. Vamos aguardar para saber qual será a sigla escolhida.

Pesquisas
Sempre é bom ficar atento nas pesquisas eleitorais em dois pontos: índice de rejeição e o número de indecisos.

Fiasco
A apresentadora Fernanda Gentil protagoniza, num curto espaço de tempo, seu segundo fiasco consecutivo na Rede Globo. Depois do fracassado Se Joga, o dominical Zig Zag Arena é outro rotundo desastre de audiência. Um novo fiasco e ela poderá pedir música no Fantástico.

Mudança
Nos bastidores o comentário é que a Rede Globo de Televisão fará profundas mudanças em sua grade de programação em 2022.

Surpresa
Depois da prisão, o ex-deputado federal, Roberto Jefferson, anda muito calmo. 

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181