URUGUAIANA JN PREVISÃO
Ricardo Peró Job

Luzes & Sombras

Inversão

Presidente Bolsonaro baixou a Medida Provisória 1.068/2021, que em síntese objetivava tirar as mãos das Gigantes da Tecnologia o direito de coibir a liberdade de expressão dos usuários das redes sociais. Na imprensa, foi acusado de querer "oficializar" as fake news. Na semana seguinte, o ex-presidiário e líder do inconteste do PT, Luiz Inácio da Silva, o "Lula", em entrevista para um canal de rádio anunciou que irá regulamentar a mídia, ou seja, controlar a imprensa. O pouco destaque dado ao seu anseio ditatorial foi impressionante. Poucos dias depois, durante o lançamento do livro "Brasil: Cinco Anos de Golpe e Destruição", organizado pela fundação Perseu Abramo e o Partido dos Trabalhadores, "Lula" voltou a discursar sobre a regulamentação da mídia. Como se não bastasse, culpou os meios de comunicação pelo processo que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016. Mais uma vez, ocorreu o silêncio cúmplice da maior parte da imprensa. A mesma que acusa o Bolsonaro de ter anseios ditatoriais.

Argentina
Em meio à queda nos índices da pandemia, a Argentina suspendeu a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos. Também anunciou a reabertura das fronteiras para brasileiros com negócios a tratar no país, desde que vacinados, a partir de primeiro de outubro e que em novembro, será autorizada a entrada de turistas em geral. A verdade é que, pós uma derrota eleitoral fragorosa nas prévias, o governo Argentino corre para reaquecer a economia do país, tendo em vista o recuo do PIB em 1,4% no segundo trimestre devido às fortes e prolongadas restrições que impôs às atividades industriais e comerciais.

Brasil
Aqui no Brasil, os efeitos da gradual abertura das atividades presenciais vem mostrando avanços no mercado de trabalho. Ainda em julho, quando a histeria irracional e coletiva do "fecha tudo" arrefeceu, ocorreu a maior evolução mensal no mercado de trabalho com carteira assinada. Somente no primeiro trimestre de 2021 foram criadas 1,5 milhão de vagas de emprego formal. No primeiro semestre do ano, 1.536.717 empregos com carteira assinada.

EUA
Já nos EUA, terra da democracia e do presidente bonzinho Joe Biden, o governo deu para intensificar a captura de imigrantes na fronteira com México, a maioria, haitianos. Depois de prende-los, freta aviões para enviá-los de volta ao Haiti. A brutalidade tem recebido críticas de entidades de direitos humanos e de membros do próprio partido Democrata.

Viva o Senado

O Senado aprovou na quarta-feira, 22, a Proposta de Emenda à Constituição da Reforma Eleitoral, por 66 votos a 3. A volta das coligações nas eleições de deputados e vereadores, aprovada na Câmara, um retrocesso absurdo, foi retirada do texto. Parabéns aos senadores.

Napoleão de hospício
O governador da Bahia, Rui Costa, do PT, aquele que comandou o Consórcio do Nordeste que insistia em comprar a covaxin e quando obteve o sinal verde da Anvisa deu para trás, que comprou 600 respiradores que jamais foram entregues por R$ 44.824.320,00, é pródigo também em decretos inexplicáveis, beirando o ridículo. Esta semana baixou um limitando em até 1100 a presença de pessoas em eventos no estado. A decisão vale para cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em locais públicos ou privados, circos, parques de exposições, formatura, feiras, passeatas e etc. O limite anterior, em decreto baixado no dia 11 deste mesmo mês, era de 1000 participantes. Devo ser idiota, pois ainda não consegui entender a lógica do aumento. Em todo o caso, Odorico Paraguaçu deve estar com inveja.

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181