URUGUAIANA JN PREVISÃO
Marisele Velasques

Significando a educação

Há muito se discute sobre o que é importante ensinar em sala de aula em relação a conteúdos. O que será aproveitado na vida dos estudantes no seu cotidiano até chegar ao mercado de trabalho. Sempre nos perguntamos o que houve com o interesse dos jovens e das crianças? Será que mudaram? Há falhas no sistema? A educação se desatualizou? Os professores se acomodaram? Sim e não. Tudo está em um meio termo e o desafio está em como devemos preparar nossas aulas e chamar a atenção da turma. Principalmente, o que realmente importa para eles aprenderem.
Dar significado a aprendizagem é permitir vivências, soluções de problemas que acontecem diariamente e entender a educação como uma oportunidade de mudança de vida, já que ela permite ao ser humano pensar e repensar para depois agir. Com ela entendemos que somos responsáveis pelo nosso futuro e não há governos ou pessoas que possam nos impedir de tentar nos tornar pessoas melhores e consequentemente, ajudar a partir das nossas atitudes e exemplos, a melhorar o meio em que vivemos e convivemos.
Aprendizagens não podem se resumir apenas em contas vazias, textos imensos, cópias de livros, elas precisam ser discutidas e reconstruídas diariamente. Nada melhor que entender que o passado deve ser estudado para não mais nos permitirmos errar ou para repetir o que continua sendo um bom exemplo. Existe algo mais fascinante que perceber a Ciência e toda a sua vasta lista de temas em muitas atividades que realizamos durante o dia? Perceber a Matemática na compra do supermercado, na conta de luz, água.  Há tanto para se aprender e dar significado, nós como educadores sabemos como ligar as duas pontas: vida do educando e conteúdo didático. É isso que fará toda a diferença no futuro dos mesmos, quando entenderem que se aprende realmente para vida, fórmulas e tabelas tem sim suas importâncias e que nada aprendido na escola pode se jogar fora. "Entender, pois, a educação como mero ajustamento a expectativas e exigências da sociedade existente..." LIBÂNEO (1999).
Escola é espaço para descobertas, um dos primeiros espaços sociais de uma criança. Lugar de mudanças e realizações de sonhos. Precisamos acreditar nisso, ou deixamos que se desista de pensar e discutir o mundo em que vivemos, assim nos acomodamos e aceitamos pacificamente tudo o que nos é imposto. Temos que fazer o aluno compreender que estudar é mudar, transformar e com persistência realizar.

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181