URUGUAIANA JN PREVISÃO
Marisele Pereira Velasques

Responsabilidades

A vida adulta é cheia de responsabilidades que se não forem cumpridas irão gerar consequências nem sempre agradáveis. É preciso acordar cedo, trabalhar, pagar as contas. E quando nasce um filho aumenta ainda mais, pois o cuidar, proteger e oferecer uma boa educação faz parte, o que não se refere a transferir para a escola, mas estar presente e acompanhar unindo os valores e cultura familiar. Ensinar a criança desde pequena a ter regras, limites e as suas próprias responsabilidades conforme a idade, capacidade e entendimento é fundamental para o desenvolvimento de sua autonomia. Infelizmente muitos pais acreditam que fazer as vontades e tarefas dos pequenos significa alto nível de amor, o que não é verdade, quem ensina o filho a ser independente ama muito também.
Uma das primeiras responsabilidades deve ser guardar os brinquedos, separe uma caixa ou baú para isso, assim que a criança terminar sua brincadeira ensine a guardar, nas Escolas de Educação Infantil é natural fazer isso com os pequeninos que já sabem caminhar, ou seja, dois anos de idade já dá para cobrar. Manter o quarto organizado, a cama quando ainda fica junto com a dos pais, também é bom ensinar. Assim que vão crescendo é só observar as possíveis responsabilidades para cada idade. Quando finalmente chegarem à escola, é só unir os estudos com os cuidados em casa. Fazer os temas, ajudar a arrumar ou retirar as louças da mesa. Cuidar da alimentação dos animais de estimação, deixar organizadas as almofadas do sofá, por exemplo, atividades simples que ensinarão sobre obediência, responsabilidade, organização, cooperação, entre outras coisas.
Com o passar do tempo as tarefas podem aumentar desenvolvendo ainda mais a autonomia e o respeito às pessoas de sua convivência. Todos ajudando e colaborando diminui o cansaço físico e emocional. Ninguém fica sobrecarregado, as responsabilidades diárias feitas com consciência só auxiliam na construção da personalidade dos jovens que logo ficarão prontos para estudar com mais concentração e vontade, e futuramente se tornarão adultos prontos para trabalhar em áreas escolhidas onde se prepararam, pois desde pequenos de uma forma simples e prática compreenderam o valor do trabalho e através das diversas responsabilidades que tiveram em cada fase de sua vida receberam ensinamentos importantes para sua formação como cidadãos.

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181