URUGUAIANA JN PREVISÃO
MARISELE VELASQUES

Conviver

Somos seres sociáveis, temos necessidade de nos relacionar uns com os outros, inúmeros autores falam que conviver com outras pessoas só nos trás benefícios. A família é o primeiro espaço social de uma criança, é ali que ela interage e aprende a respeitar regras e espaços em comum. Depois vem a escola com seus muitos tipos de pessoas inseridas, diferentes fisicamente, cultural e em questões de crenças e religiões.

Enquanto no lar nossos pensamentos e valores são iguais, com raras exceções, na escola as diferenças nos ensinam a respeitar o outro e o novo, tudo colaborando para nosso desenvolvimento individual. Com a chegada da pandemia a convivência nos foi tirada de uma só vez. Os espaços escolares tão ricos em diversidade, trocas de experiências e conhecimentos já não estão mais fazendo parte da rotina dos alunos, e suas referências voltam a ser somente a família.

As redes sociais tantas vezes criticadas por afastar pessoas, agora tem sido o melhor e mais eficiente meio de comunicação para estar mais perto virtualmente com as pessoas que gostamos e que estão longe. É cedo para pensar em quando tudo vai passar, e até lá precisamos fortalecer nossos laços afetivos com nossos familiares em casa ou com as pessoas que estão fisicamente distantes. Não podemos deixar que as amizades se esfriem por causa de uma quarentena, temos que procurar saber notícias de quem está longe e até mesmo tirar um tempo para ajudar quem nesse momento precisa de ajuda, seja com alimentos ou outras necessidades que precise e dê para auxiliar de alguma forma.

Também é importante tratar ainda melhor quem está perto, tornar nosso lar um lugar tranquilo, ainda que todas as outras pessoas estejam estressadas, tente ser quem vai mais ouvir do que falar. Lembre-se que crianças precisam interagir e brincar, então se divirta! Os jovens gostam de conversar, o que cria ótimas oportunidades para conhecer melhor seu filho. Reflita sobre de que forma essas interações estão acontecendo na sua casa? Todos estão se saindo bem nesse isolamento social? As perguntas estão aí, e as respostas só você as tem. Compreenda que às vezes pode ter alguém do seu lado precisando de ajuda, por isso a importância de se importar. Tudo vai passar e precisamos da força uns dos outros nesse momento tão difícil. Infelizmente algumas pessoas continuarão as mesmas, mas ainda bem que uma grande parte da sociedade está se mobilizando por alguém ou algo. Seja o porto seguro de quem precisar, ofereça o abraço e a palavra amiga. Se importar e ser solidário nunca sairá de moda. Aliás, a vida se torna mais leve quando pensamos assim.

Tenha fé.

 

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181