URUGUAIANA JN PREVISÃO
Marisele Velasques

CONAE

Está acontecendo em nossa cidade desde o dia doze de dezembro a Conferência Nacional da Educação. Um evento que está sendo realizado com a parceria das cidades de Uruguaiana e Barra do Quaraí, e da Universidade Federal do Pampa. Seu objetivo é discutir variados temas ligados a educação que já fizeram parte da última CONAE de 2013, e que não alcançaram as metas estabelecidas ou precisam ser atualizados para se adequar a realidade atual. O foco central é falar sobre a inclusão, equidade e qualidade, buscando um compromisso com o futuro da educação.
As plenárias acontecem de forma híbrida, com convidados de todo o país que possuem conhecimento e experiência nos temas pré estabelecidos que devem ser discutidos, avaliados e repensados. Esses temas são voltados às realidades e necessidades de todas as pessoas que fazem parte da educação, inclusive você, leitor. Já que ela é um dos pilares mais importantes da sociedade e sua valorização ou descaso influencia diretamente na vida e no desenvolvimento de um país. Escola não é depósito de gente, é o lugar que pode transformar o mundo que vivemos. Pensar a educação deve ser responsabilidade de toda a sociedade. Não adianta reclamar nas redes sociais dos conteúdos que as escolas trabalham, da falta de estrutura, dos professores, se no momento de repensar tudo isso o espaço de diálogo disponível não for utilizado.
O evento está sendo organizado por uma equipe com experiência na área da educação focando desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação Técnica e Educação Superior. O acesso para a participação de toda a comunidade se faz pela transmissão pelo Facebook da Prefeitura Municipal de Uruguaiana ou pelo Youtube. É importante que todas as pessoas da sociedade acompanhem e participem, porque sabemos que muitos dos temas explanados não são de concordância unânime, então opiniões diferentes e outras linhas de pensamentos só enriquecem os debates.
Sua finalização acontecerá com a construção de um documento que será levado para a CONAE estadual e, consequentemente a nacional. Quando esse último evento acontecer, um novo documento com duração de dez anos será elaborado e mostrará metas e objetivos a ser alcançados. E o que isso nos interessa? É o futuro da educação brasileira, dos seus filhos, sua profissão estudante e professor. Desde a base até a pós graduação, tem gente pensando por você. Então participe, assista, comente e questione! Como professora e mãe, estou feliz em poder acompanhar, aprender, rever, questionar, e confirmar pensamentos, visões e valores que acredito e quero que sejam oferecidos para minha filha e alunos. A luta pela educação não pode ficar apenas na responsabilidade dos educadores, ela é direito de todos e precisa que mais pessoas pensem, reflitam e construam conosco.
Prepara teu chimarrão, acessa os canais e vem conversar. Te esperamos sempre às 18h.

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181