URUGUAIANA JN PREVISÃO
MARISELE VELASQUES

Atividades remotas

O ano de 2020 nos surpreendeu com uma pandemia que parou o mundo. Fábricas e comércios fechados, ruas vazias. Dentro de nossas casas a família tentando se proteger de algo invisível, mas real. Todos os espaços públicos sendo fechados e nossos filhos isolados em casa. A rotina que estava se adaptando vira do avesso e ninguém mais sabe o que fazer.

As portas das instituições de ensino se fecham alunos, professores e funcionários devem ir para casa. As aulas param, a incerteza paira no ar e ninguém sabe como e quando tudo irá acabar. Os governantes não se entendem, porém concordam que sem aula os estudantes não podem ficar. Convocam os professores às pressas para reuniões on line e a corrida contra o tempo e novos conhecimentos tecnológicos iniciam. Alguns acompanham as aulas diariamente pela internet, outros semanalmente. Tem os que recebem emails e dividem fotos e vídeos pelo Whatsapp ou Facebook. Mas também tem aqueles que os pais buscam nas escolas materiais impressos e realizam as atividades com ou sem auxílio de alguém. Tem quem dispõe de todos os recursos citados e aqueles que o único meio de estudar é com o material sendo entregue pelo colégio.

A única certeza que temos é que estamos vivendo algo inédito, pais, professores, alunos e instituições de ensino estão dando o seu máximo para não deixar nossas crianças e jovens tão desamparados de conhecimento por muito tempo. Não está sendo fácil pra ninguém, tudo saiu do seu "normal", mas com paciência e dedicação de todas as partes envolvidas sairemos desse momento com mais força e sabedoria. A escola que tirava as crianças de casa agora se faz mais presente na intimidade das famílias e isso é bom, fortalece os laços familiares e gera uma reflexão do papel do professor na sociedade. Mesmo dentro de casa, a educação não parou, ela se adaptou e tem tentado dar o melhor de si. Um passo de cada vez e todos fazendo seu papel com dedicação não teremos um ano perdido como muitos dizem. Todo e qualquer conhecimento por mais simples que seja nunca será lançado fora, ao contrário prepara e agrega para outros conhecimentos que virão.

Boas aulas remotas para todos!

 

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181